quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jornal de Parede



O objectivo deste grupo é, também, alertar e informar as pessoas para o que esta a acontecer actualmente no mundo. Decidimos por tal criar um jornal de parede na biblioteca da nossa escola, em que revelamos alguns factos sobre o resultado de catástrofes naturais e noticias sobre o ambiente.
No nosso blog, apresentamos algumas destas curiosidades e fotos do nosso jornal.







Resultado das catastrofes naturais





A imagem retrata uma rapariga transportando mangas a caminho da sua casa, situada na lixeira de Olusosun, na Nigéria. Com quase 500 000 m2 de área, esta é a maior lixeira de toda a África. Expande-se a uma velocidade vertiginosa: todos os dias aí são descarregadas 2400 toneladas de lixo proveniente, na sua maioria, da cidade de Lagos. Existem cerca de 1000 habitações precárias à volta de Olusosun e os seus ocupantes vivem da recolha e venda de objectos e desperdícios encontrados no lixo.











Um trabalhador recolhe peixes mortos no lago Gaungiao, na China. O derrame nas águas de desperdícios industriais não tratados terá causado a morte de cerca de 50 toneladas de peixe. Mas nem só as indústrias consomem água: uma população imensa e crescente tem levado os recursos hídricos do enorme país à beira do colapso. No ano passado o rio Yangtze, por exemplo, atingiu o seu nível mais baixo desde 1866.






A central termoeléctrica Drax em Yorkshire, Inglaterra, liberta para o ar quase 23 milhões de toneladas de CO2 por ano, ou seja, o mesmo que 100 nações pouco industrializadas. Aqui é produzida 7% da energia eléctrica consumida em Inglaterra através da queima de carvão. Este processo, que usa combustíveis fósseis para gerar vapor de água para mover geradores eléctricos, é responsável por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono e consequente efeito de estufa. O carvão é o pior de todos.







Canguru morto devido à seca, na Austrália. Desde 1900 que não chovia tão pouco como no Verão de 2007 enquanto, em contrapartida, há 50 anos que não se registavam temperaturas tão elevadas. Muitas regiões vão já no quinto ano consecutivo de seca. Na cidade de Perth, por exemplo, a água potável tornou-se salina. Em Sidney as autoridades aplicam pesadas multas a todo aquele que for apanhado a regar o jardim.




Sem comentários:

Enviar um comentário